Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Governo entrega motocicletas para fortalecer assistência técnica aos agricultores

A aquisição dos veículos faz parte do Programa de Desenvolvimento de Territórios Rurais e integram um lote de 19 motos que começaram a ser entregues, dia 22 de maio, no município de Carira
02 de Junho de 2017 | 15:43

Com objetivo de contribuir para a qualificação das ações voltadas para a agricultura familiar inseridas no âmbito dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foram entregues, nesta quinta-feira, 31, mais 16 motocicletas XTZ 150 Crosser para 19 municípios sergipanos. A entrega foi feita em durante encontro do Colegiado Territorial realizado no município de Simão Dias. A aquisição dos veículos faz parte do Programa de Desenvolvimento de Territórios Rurais e integram um lote de 19 motos que começaram a ser entregues, dia 22 de maio, no município de Carira, com a presença do Governador Jackson Barreto que repassou em forma de comodato as primeiras três motos aos municípios de Carira, Frei Paulo e Pinhão.

O investimento foi de R$ 577.129,00, com recursos oriundos do Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário/MDA e do Governo do Estado. Desta forma, o Programa contempla os municípios que fazem parte do Território de Desenvolvimento do Sertão Ocidental: Poço Verde, Simão Dias, Pinhão, Pedra Mole, Carira, Frei Paulo, Ribeirópolis, Aparecida, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita, Malhador, Itabaiana, Areia Branca, Campo do Brito, Macambira, São Domingos, Lagarto, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

Além das motos, já foram entregues aos municípios citados os seguintes equipamentos: 25 freezers horizontais com capacidade para até 550 litros; 53 multiprocessadores industriais de alimentos com discos para desfiar, fatiar e ralar produtos; 53 liquidificadores industriais de alta rotação, para triturar produtos com adição de líquido e capacidade de 4 litros e um caminhão com baú refrigerado com direção hidráulica e capacidade de carga de até 2.000 kg. O caminhão está sob responsabilidade do município de Moita Bonita.

As motocicletas e o caminhão serão destinados às prefeituras para o apoio à dinamização de ações, como divulgação e cadastramento de agricultores e agricultoras familiares, recolhimento dos produtos por eles gerados e distribuição nas escolas estaduais e municipais. Os demais equipamentos são destinados às cozinhas de escolas públicas, para guardar e processar os gêneros oriundos da agricultura familiar para alimentação escolar.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, ressaltou que durante três dias o governador visitou os sete municípios mais atingidos pela seca levando ações importantes, inclusive pleiteadas pelo colegiado territorial, como entrega de forragem, anuência ao Garantia Safra, Crédito para os produtores e entrega simbólica de três motocicletas aos municípios de Carira, Pinhão e Frei Paulo. Ele finalizou destacando a importância do bom uso do patrimônio entregue e o desejo de fortalecimento do Colegiado Territorial. “Deixo neste ato, dois desejos que considero significativos: o primeiro é de que façam bom uso dessas motos que conquistamos com muito sacrifício e esforço de todos os setores públicos e da sociedade que formam o colegiado; segundo, é dizer que território forte significa conquistas futura, ou seja, a agente precisa manter a unidade territorial fortalecendo ainda mais este colegiado”.

Presente na solenidade a prefeita de Malhador, Elayne Oliveira, falou da importância das conquistas para o município: “Estão sendo entregues as motos hoje, mas é importante lembrar que já conseguimos uma série de equipamentos voltados para a área de educação e da agricultura. Tudo isso vem fortalecer ainda mais a ação das prefeituras e atender ao objetivo principal que é levar o benefício para os munícipes”.

O Colegiado Territorial

O Colegiado do Território Sertão Ocidental foi criado há 10 anos a partir do Programa de Desenvolvimento de Territórios Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário SDT/MDA e, dele fazem parte representantes da sociedade civil como Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Conselhos Municipais, ONGs, Movimento de Trabalhadores, de Mulheres e quilombolas, representantes do poder público como Prefeituras, e Governo do Estado por meio da Emdagro e Secretaria da Agricultura. O principal objetivo do colegiado é contribuir para a redução das desigualdades regionais por meio de desenvolvimento das capacidades de autogestão dos territórios rurais.

  • Medium 8001dfa2cac4fbc80072c0b1fd976324
  • Medium 2b887b228f7fb702bf3d6ce1f47e9901
  • Medium 6432e248389e9ff13226d2974cba23ba
Medium 8001dfa2cac4fbc80072c0b1fd976324Medium 2b887b228f7fb702bf3d6ce1f47e9901Medium 6432e248389e9ff13226d2974cba23ba