Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Governo realiza dia de campo sobre cultura de pimentão em Lagarto

O evento será realizado no perímetro irrigado Piauí, em Lagarto. As atividades serão executadas pelo Departamento de Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro).
07 de Março de 2007 | 02:55

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, realiza nesta sexta-feira, 9, um dia de campo sobre a cultura do pimentão. O evento será realizado no perímetro irrigado Piauí, em Lagarto. As atividades serão executadas pelo Departamento de Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro).

Durante o dia serão realizadas palestras que vão abordar cinco temas. Uma é a de "Manejo da Cultura do Pimentão", com o agrônomo Remi Bastos e o técnico agrícola William Domingues, do Dehidro. Outra é sobre "Fertilizantes", a cargo de técnicos da Empresa Boa Safra. "Sementes", palestra que será proferida por técnicos da empresa Topseed; "Irrigação Localizada", pelo agrônomo Durval César, da Ideal Trading, "Comercialização", pelo agrônomo Geraldo Sobrinho, do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), completam a programação.

A unidade demonstrativa que vai servir de parâmetro para os participantes do evento é a que foi implantada no lote de José Barbosa Irmão, no Povoado Brejo, em Lagarto, numa área de 0,13 hectares. No local foram testadas três variedades de pimentão, Atlantis, Impacto e Regional, um trabalho feito em parceria pela Dehidro, a Boa Safra e a Topseed sementes.

De acordo com o técnico agrícola Marcos Emílio de Almeida, do Dehidro, gerente do Perímetro Piauí, o dia de campo vai proporcionar uma avaliação sobre as sementes e cultivares introduzidas na unidade de demonstração, cujo padrão genético é superior às variedades utilizadas na região. Segundo ele, o material poderá ser trabalhado pelos agricultores durante o Dia de Campo, agregando as práticas corretas de adubação e irrigação orientadas, para que a produção e a produtividade tenham respostas positivas e para que a comercialização seja maior.