Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Secretaria de Agricultura discute produção de sementes certificadas de milho em Sergipe

O Estado beneficia, anualmente, cerca de 20 mil agricultores familiares com a entrega gratuita de sementes certificadas
22 de Janeiro de 2018 | 18:12

Na manhã desta segunda (22), o secretário de Wstado da Agricultura, Esmeraldo Leal, recebeu vista de representantes da Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia (COOFRUCAL) para dialogar sobre a possibilidade de retomada do convênio para produção de sementes certificadas de milho por meio da cooperativa.

Segundo o presidente da organização dos agricultores, Levi Alves Ribeiro, o convênio já existiu e alcançou bons resultado. “Na época, o governo comprava a semente aqui mesmo com os produtores do Perímetro California e distribuía com os pequenos agricultores de outros municípios. Acredito que isso pode trazer mais economia para o Estado e gerar emprego na região”, argumentou Ribeiro.

Ribeiro informou que o último convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) foi em 2010, quando a cooperativa chegou a produzir 280 toneladas de sementes.

A Seagri coordena o Programa Estadual de Sementes, que é supervisionado e executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
“Uma importante vitória deste governo é a de que não interrompeu o Programa de Distribuição de Sementes. Mesmo em tempos de crise financeira, o Estado beneficia, anualmente, cerca de 20 mil agricultores familiares com a entrega gratuita de sementes certificadas. Em 2017, por exemplo, distribuímos 730 toneladas de sementes (300 de milho, 100 de feijão e 330 de arroz). O resultado foi safra positiva em todos os grãos”, destacou o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal.

Esmeraldo diz que é importante retomar o trabalho dos campos de produção de sementes certificadas de milho na região de Canindé do São Francisco, mas sem perder de vista as reais condições financeiras do governo.

A Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia tem sede em Canindé do São Francisco e agrega atualmente 75 cooperados, com a finalidade de organizar as atividades agrícolas e agroindústrias implementadas por seus cooperados, estruturando a comercialização.

  • Medium 5e0a78cd1226aee226a9eb5d22841b37
Medium 5e0a78cd1226aee226a9eb5d22841b37