Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Sergipe vai receber o seminário 'Objetivo do Desenvolvimento Humano'

Governo, sociedade civil e instituições se reuniram nesta manhã, 14, na secretaria de Estado da Casa Civil para definir os detalhes finais
14 de Setembro de 2011 | 10:09

O Governo de Sergipe já se organiza para o 4º seminário que discutirá o Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), que tem como meta o cumprimento de oito itens que visam melhorar a vida da humanidade. Para discutir o tema, o subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, José Francisco dos Santos, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 14, com a comissão de organização, formada por representantes do governo estadual e municipal, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica e do Banese, visando estruturar os detalhes finais do evento. O encontro aconteceu na sala de reunião da secretaria de Estado da Casa Civil.

De acordo com o subsecretário José Francisco dos Santos, com o evento, o Governo de Sergipe deseja motivar as prefeituras a participarem do ODM. “Durante o seminário, os prefeitos poderão entender a importância dos projetos que visam o desenvolvimento social, dessa forma, poderão trabalhar na perspectiva de melhorar a vida do povo”, explica.

A Organização das Nações Unidas (ONU) junto com os governos federais estão realizando o 4º prêmio ODM na perspectiva de premiar as gestões municipais e estaduais, que possam se classificar nos oito itens que estão relacionadas a qualidade de vida do povo: redução da pobreza extrema e da fome; alcançar o ensino primário universal; promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV; a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; criar uma parceria mundial para o desenvolvimento.

“Participando desse projeto, Sergipe pode concorrer a essa premiação. Por isso, estamos convidando todos a participar do seminário, os prefeitos,vereadores, deputados, sociedade civil e Organizações Não Governamentais, bem como associações, entre outros”, reforça o subsecretário, acrescentando que o governador Marcelo Déda tem realizado trabalhos que melhoram a qualidade de vida do povo, em vários setores: educação, inclusão social, saúde, entre outros âmbitos.

Representantes

A representante da sociedade civil, Eliane Corso, informou que ao final do seminário, existe a pretensão de criar um núcleo que dará continuidade às pesquisas da ODM. “A meta é criar um observatório das ODMs em Sergipe, como já existe em outros estados e esse núcleo deve ser mantido por estudantes”, avisa.

Eliane acrescentou ainda que Sergipe está no cumprimento das metas da ODM. “Nós sabemos que o Estado está bem, mas é necessário que ele esteja ainda mais posicionado”, enfatiza.

O governo já reduziu em 70% a fome no Estado, além de ser o detentor do melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste. “A meta, até 2015, é que reduzíssemos a fome em 50%, mas Sergipe já ultrapassou esse quantitativo”, relata Corso. No tocante a mortalidade infantil, com a melhoria de itens de saúde e alimentação, Sergipe quase zerou esse segmento.

Para o vice-prefeito de São Cristovão e membro da ODM, Cláudio Alves Lima, o evento é de suma importância, porque se busca a municipalização da ODM. “Em São Cristovão, estamos trabalhando para atingir os objetivos solicitados pela ODM”, revela.

A representante do Banco do Nordeste, Fátima Costa, enfatiza que o banco como instituição pública de desenvolvimento, tem dentro de sua programação seis ações importantes que estão vinculadas aos objetivos do milênio: apoio à cultura, à agricultura, responsabilidade social, entre outros itens. “Estamos integrados com os objetivos e, por isso, o banco é parceiro do evento. Estamos com a incumbência de visitar prefeituras e câmaras de vereadores e incentivá-los a participar e entender que esse momento é importante para que as pessoas conheçam o que é positivo para seu desenvolvimento”, disse.

Evento

O seminário acontece no dia 28 de setembro, dás 9h às 17h, no auditório Prado Vasconcelos do Sebrae. As inscrições podem ser realizadas no dia do evento ou por meio do e-mail odmsergipe@hotmail.com. Lembrando que toda a sociedade pode participar.