Defesa Civil, Emdagro e prefeituras estudam distribuição de forragens em 2014

Projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, operacionalizado pelos Governos estaduais e municipais, e visa atender 20 municípios sergipano
11 de Fevereiro de 2014 | 08:35

Representantes do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) se reuniram na tarde desta segunda-feira, 10, com membros da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e com gestores de municípios sergipanos para tratar do projeto de aquisição de material forrageiro para consumo animal e a logística de distribuição para os municípios em situação de emergência.

Durante o encontro foi definido um plano de trabalho para a distribuição de rolões de milho para os produtores familiares de municípios sergipanos. O projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, operacionalizado pelos Governos estaduais e municipais, e visa atender 20 municípios sergipanos, que estavam em emergência no ano da aprovação do projeto.

A Defesa Civil Estadual é responsável pelo gerenciamento do recurso, a Emdagro e as prefeituras são executoras do projeto. O coordenador da Depec, Ten-Cel, Erivaldo Mendes, destaca a importante participação dos municípios beneficiados no processo de distribuição.

“Essa parceria com o município é fundamental para beneficiar os produtores. É importante lembrar que não tem custo nenhum, é uma doação. A seca de 2012 e 2013 repercutiu e muitos produtores passaram por dificuldade por conta da falta de alimentos para o gado. Agora, eles podem encarar essa situação com essa grande ajuda de material forrageiro para garantir a sobrevida desses animais”.

O projeto doará 1.101,61 toneladas de rolões de milho, atenderá 1.192 produtores familiares para beneficiar 8.185 cabeças de gado. O investimento total é de R$1.079.657,10.

A distribuição do material está sendo feita por etapas. “Em 2013, Itabi, Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Canindé do São Francisco e Gararu foram contemplados com a forragem. Em 2014 mais 14 municípios serão atendidos. Agora será a vez de Nossa Senhora de Lourdes, Gracco Cardos, Feira Nova, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo”, explicou o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.

A prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Souza, ressaltou a relevância da doação para os produtores.  “Esse material será uma grande surpresa para os 176 produtores beneficiados em Aparecida, haja vista que o nosso município ainda está em estado de emergência. Nossa base da economia é agricultura e a pecuária, então, esse material vem facilitar a vida dos nossos produtores rurais, já que vão ter um alimento para o seu rebanho”.