Governo estuda distribuição de material forrageiro com mais 6 municípios

Gestores e técnicos municipais se reuniram nesta segunda-feira, 17, com representantes da Defesa Civil e Emdagro
17 de Fevereiro de 2014 | 14:59

Gestores e técnicos municipais das cidades de Tomar do Geru, Carira, Macambira,Tobias Barreto, Pedra Mole, Poço Verde, Pinhão e Frei Paulo se reuniram  nesta segunda-feira, 17, com representantes do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para tratar do projeto de aquisição de material forrageiro para consumo animal e da logística de distribuição para os municípios em situação de emergência.

O projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, operacionalizado pelos Governos estaduais e municipais, e visa atender 20 municípios sergipanos que estavam em emergência no ano da aprovação do projeto. Durante o encontro foi definido um plano de trabalho para a distribuição de rolões de milho para os produtores familiares dessas cidades sergipanas.

Na semana passada o plano foi definido com outros seis municípios. A distribuição do material está sendo feita por etapas. Em 2013, Itabi, Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Canindé do São Francisco e Gararu foram contemplados com a forragem. Em 2014 mais 14 municípios serão atendidos. A Defesa Civil Estadual é responsável pelo gerenciamento do recurso, a Emdagro e as prefeituras são executoras do projeto.

O coordenador da Depec, Ten-Cel Erivaldo Mendes, destaca a importante participação dos municípios beneficiados no processo de distribuição. "Começamos a distribuição com os municípios do Alto Sertão e agora estamos realizando reuniões de apresentação do projeto com os novos municípios beneficiados. Inicialmente entregamos palma e rolões de milho, mas como houve rejeição dos produtores em relação a palma, convertemos o recurso para a compra apenas de rolões de milho", explicou o coordenador.

O projeto doará 1.101,61 toneladas de rolões de milho, atenderá 1.192 produtores familiares para beneficiar 8.185 cabeças de gado. O investimento total é de R$1.079.657,10. A engenheira agrônoma do município de Carira, Camila Costa, destacou o benefício que a doação levará aos produtores. "No momento, os animais ainda tem material para se alimentar, porém, não sabemos quando irá chover. Por isso é sempre bom fazer um estoque".

Carira receberá 441.640 toneladas de rolões de milho, para beneficiar 3.252 cabeças de bovinos de 645 produtores da região. O técnico agrícola do município de Poço Verde, José Françual Santana também ressaltou que os produtores ficarão satisfeitos com a doação. "O município receberá 210 toneladas de rolões para abastecer 273 produtores. Será um grande alívio no período de escassez de chuva".