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Atendimento Móvel da Deso realiza mutirão para regularização de ligações de água no Loteamento Novo Horizonte

Iniciativa oferece anistia de juros e multas, bem como condições especiais de negociação de débitos para quem buscar o atendimento
24 de Agosto de 2016 | 11:59

Para diminuir o número de fraudes no sistema de distribuição de água do Loteamento Novo Horizonte, no Conjunto Marcos Freire III, em Nossa Senhora do Socorro, a Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso está realizando um mutirão com o seu Atendimento Móvel na comunidade. A iniciativa oferece anistia de juros e multas, bem como condições especiais de negociação de débitos para quem buscar o atendimento.

Além destes benefícios, não haverá, ainda, o registro de ocorrência policial pelo furto d'água, que é crime de acordo com o artigo 155 do Código Penal, com pena de um a cinco anos de prisão e multa. A previsão é de que o Atendimento Móvel fique até a sexta-feira, 26, das 8h às 12h, na Capela Santa Clara, localizada na Rua Santa Clara Angélica.

De acordo com a Assistente Social da Deso, Aline de Jesus Lima, os consumidores que tiverem interesse em aderir à campanha podem ir até o Atendimento Móvel da Deso, parado na Capela Santa Clara. "No caso das novas ligações, o cidadão deve levar a cópia do RG e do CPF, e o recibo de compra e venda ou algum documento que ateste sua vinculação jurídica com a propriedade do imóvel. Caso não tenha a Deso disponibiliza um formulário para o cliente preencher, atestando que aquele imóvel é de sua propriedade ou está na sua posse. Em relação aos débitos, a pessoa que já tem ligação com a Deso e possui débitos ou teve corte de água efetivado, pode procurar o atendimento com o RG em mãos. Será oportunizado formas diferenciadas de negociação, com possibilidade de dividir em até 60 meses, sem juros", informa.

A iniciativa da Deso partiu de uma parceria com o Ministério Público Estadual, onde constatou-se um grande número de ligações clandestinas no loteamento, a partir de uma denúncia de falta de água. "Após análise do MPE foi confirmado que na verdade a Deso fornece água a contento para a comunidade, o problema são as ligações clandestinas, os chamados "gatos".

Com o apoio do Ministério Público, a Deso realizou algumas reuniões com representantes da comunidade, e decidiu que antes de tomar medidas punitivas contra as ligações clandestinas, daria uma oportunidade das pessoas regularizarem as ligações de água. As ligações clandestinas trazem grandes prejuízos a todos, pois podem contaminar a água na rede de abastecimento, trazendo riscos à saúde, além de diminuir a pressão nas tubulações, prejudicando o abastecimento de vizinhos, e até mesmo provocar infiltrações, deixando a estrutura do imóvel vulnerável", pontua Antônia Maria Oliveira, advogada da Companhia.

José Ferreira Nunes, morador do Loteamento Novo Horizonte a mais de 16 anos, aproveitou a oportunidade para regularizar a situação de uma casa da qual toma conta. Segundo o morador, a realidade do loteamento é que a maioria dos moradores não querem pagar água. "A Deso fez a divulgação desse atendimento, mas tem gente que alega que é melhor ficar quieto porque não quer pagar. Eles preferem ficar de forma ilegal e vão sofrer as consequências disso depois. Você sabe logo quem tem gato em casa, porque usa a água sem se preocupar em gastar, dá banho nos animais, lava calçada, gasta água demais porque não paga, e os quem pagam, ficam sofrendo com a falta de água, porque os gatos aqui são muitos", desabafou.

Morador do Novo Horizonte há 14 anos, Enilsom Barbosa relata que, por diversas vezes, viu moradores fazerem ligações clandestinas de água e provocarem vazamentos. "Para fazer os "gatos" o pessoal fura os canos da Deso como querem, e muitas vezes provocam vazamentos. Eles acham que porque enterram os canos, o vazamento vai parar, mas não é bem assim. Como estão irregulares, esses moradores não ligam para informar os vazamentos e a perda de água é muito grande por aqui. Por isso que quero parabenizar a Deso pela iniciativa de trazer o serviço de atendimento para mais perto da comunidade, facilitando ainda mais da gente resolver essa situação aqui no Novo Horizonte", relata o morador.

Tarifa Social

O Atendimento Móvel da Deso também está oportunizando que a população de baixa renda do loteamento Nova Horizonte possa pagar mais barato pela água, através do programa Tarifa Social, que tem por objetivo proporcionar o acesso aos serviços de água/esgoto com um valor de tarifa recebendo uma redução de 50% no valor da tarifa mínima, atualmente em R$30,85. Assim, as famílias contempladas pagarão apenas R$15,42. 

"É importante destacar as exigências para se cadastrar no programa: o imóvel deve estar cadastrado na categoria residencial, com consumo mensal de até 10 m³ de água, o cliente deve estar com suas contas em dia com a Deso, se o cliente não estiver com as contas em dia a Deso oferece condições especiais de negociação. Outro fator é que o benefício é válido por um ano, podendo ser renovado. Os documentos necessários para o cadastro são carteira de identidade, CPF, comprovante de inscrição cadastral em programa oficial de renda mínima (Bolsa Família), e comprovante de cadastro em benefício de prestação continuado (BPC)", destaca a Assistente Social.

É o caso de dona Iraildes de Jesus Araújo Mota, moradora do Loteamento Novo Horizonte há cerca de 13 anos, que aproveitou a oportunidade para solicitar o enquadramento na tarifa social da Deso. "Minha família é enquadrada como baixa renda, e eu estou muito feliz de poder regularizar a minha situação. Vai ser uma diferença grande no orçamento da minha casa", confirma. 

 

 

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