Deso vai retomar obras que garantem o abastecimento de Tobias Barreto

15 de Novembro de 2018 | 11:52

Sem medir esforços para atender a população sergipana, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), participou de nova reunião no Estado da Bahia com o intuito de solucionar o desabastecimento do município de Tobias Barreto. O presidente da Deso, Jethro Duarte, Carlos Anderson Pedreira, diretor de Operação e Manutenção e alguns técnicos da empresa, juntamente com a prefeitura de Tobias Barreto, prefeitura de Itapicuru, na Bahia, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, estiveram presentes e ficou definido que as obras de perfuração de poços artesianos para destinar água para o município sergipano deverão ser retomadas na próxima semana, diante da urgência que o caso requer.

De acordo com o diretor Carlos Anderson Pedreira, técnicos da Deso já estiveram no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia  (Inema), renovando documentações necessárias para a continuidade das obras.  “Estamos autorizados em fazer a limpeza, bombeamento, medição de vazão e análise de qualidade de água nos poços que já existem, a retomada das obras da adutora e de perfuração dos novos poços, assim que toda a documentação for liberada, provavelmente na próxima semana. Estamos aguardando essa finalização, mas considero que a reunião foi bastante proveitosa, e acabou com qualquer aresta que pudesse ter existido sobre Sergipe ter ido até a Bahia. Estamos em busca da urgência que é necessária por conta da possibilidade de colapso naquela região, então o governo de Sergipe foi atendido pelo governo da Bahia, o reflexo disso foi essa reunião para tratamos desse assunto. Quero agradecer e reconhecer, em especial, o empenho da prefeitura de Itapicuru, na Bahia, em ajudar em toda essa situação", disse.

Expectativa

Segundo o diretor de Operação e Manutenção da Deso, o cronograma será seguido e paralelamente a isso, será montado uma mega operação de distribuição de água através de caminhão-pipa.

“O cronograma da obra era para 30 dias. Trabalhamos praticamente 10 dias, contanto com feriados e finais de semana. Teríamos a partir da retomada, mais 20 dias para concluir, mas a Deso não ficará apenas esperando a conclusão dessa obra. Já nos reunimos com a Defesa Civil Estadual de Sergipe, para que nos dê apoio, juntamente com a Defesa Civil Nacional, para fazermos a quatro mãos, e montarmos um plano de contingência, iniciando abastecimento com caminhões-pipa. Mesmo sem a adutora pronta, queremos fazer a captação dos poços já existentes na Bahia, e trazermos para a cidade de Tobias Barreto. Será uma mega operação de distribuição de caminhão- pipa para uma cidade com 35 mil pessoas. Será um contingenciamento que estamos planejando e irá demandar apoio da prefeitura municipal, Defesa Civil Estadual, Deso e Polícia Militar, no sentido de coibir qualquer abuso ou conflito, e assim garantirmos o abastecimento da localidade, enquanto finalizamos as obras. Além disso, a Deso também já analisa outras obras estruturantes, de onde pode trazer água, de outras regiões para atender Tobias Barreto e não depender apenas da barragem do Jabeberi", disse.

Governo de Sergipe

Em reunião inicial, que aconteceu na semana passada, na cidade de Itapicuru e contou com a presença do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, o gestor afirmou que a obra de perfuração dos poços artesianos é de caráter emergencial para atender a população de Tobias Barreto, que sofre com os efeitos da estiagem.

“Vamos trabalhar um projeto para que possamos ampliar o abastecimento de água de Tobias Barreto a partir da adutora do Piauitinga, mas trata-se de uma obra que vai demandar um volume de recursos. Enquanto isso, a gente resolve a partir daqui de Itapicuru. Saio daqui feliz, satisfeito de que as coisas serão resolvidas”, disse na ocasião.

*Por Verônica Moura, Assessoria de Comunicação Deso

Medium aa67c5984a4711c70ce981c3ddaacd62