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Governo de Sergipe anuncia investimento de R$ 538 mil para ampliação do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça

Com recurso financeiro já assegurado, Ordem de Serviço para início da execução dos projetos deve ser assinada na próxima segunda-feira, dia 21. Contrato prevê conclusão dos serviços em até 180 dias
17 de Janeiro de 2019 | 11:18

O  Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (CEAM), localizado no município de Indiaroba, região Sul do Estado,  passará por uma requalificação da infraestrutura física do prédio. Alunos, professores e equipe gestora do Centro de Excelência comemoraram a noticia dada pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, durante reunião, nesta quarta-feira, 16.

“Os projetos necessários a essa finalidade, licitados por R$538.206,00, serão executados já a partir da próxima segunda-feira, dia 21, quando será assinada a Ordem de Serviço para autorização imediata das obras”, garantiu Josué Modesto aos representantes da comunidade escolar do “Arquibaldo Mendonça”.

Recebidos em audiência pelo secretário estadual da Educação no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, os gestores, professores e alunos do CEAM debateram, ainda, a oferta de vagas para o ano letivo 2019, de modo a assegurar o acesso à escola pública a todos os estudantes do munícipio. 

Josué Modesto comunicou também aos representantes da comunidade escolar do Arquibaldo Mendonça que, nos próximos dias, será feita a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da unidade escolar. Para isso, destacou, “a Seduc investiu em 2018 mais de cem mil reais para executar uma nova rede elétrica, capaz de suportar a nova demanda energética do prédio.

Presente à reunião, o diretor do Serviço de Edificações Escolares da Seduc, engenheiro Valdir Pinto, afirmou que os serviços licitados contemplam a construção de três novas salas de aula, um laboratório de Ciências, uma biblioteca, sala para o grêmio, ampliação da sala dos professores e um depósito. “Além disso, a escola terá instalações de combate a incêndio e pânico, de gás e SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas)”, ressaltou Valdir.

O Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça aderiu, em 2017, ao programa do governo federal de fomento à implementação de escolas de ensino médio de tempo integral e, a partir dessa adesão, iniciou o processo de implantação dessa modalidade de ensino e dispõe agora de recursos do Ministério da Educação para investimento em melhorias de sua infraestrutura, como a ampliação do prédio escolar. Segundo a gestora escolar do CEAM, professora Elenira de Brito, o ensino de tempo integral “tem sido um diferencial para toda a comunidade local”, algo que tem refletido no aumento da procura por vaga na unidade escolar.

Coordenadora de Infraestrutura do Núcleo Gestor de Escolas de Tempo Integral da Seduc, Emanuela Gonçalves informou ainda aos alunos e professores do Arquibaldo Mendonça, durante a reunião, que, no decorrer deste semestre, a escola receberá materiais de consumo e equipamentos novos para os laboratórios e livros para o acervo da biblioteca.

Ensino integral

Em 2018, o Governo de Sergipe expandiu o Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais, o qual implementa em 42 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino desde 2017. A ampliação da abrangência do Escola Educa Mais visa atender a dispositivos previstos no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho 2014) e no Plano Estadual de Educação (Lei Estadual nº 8.025/2015), os quais estabelecem que a Educação de Tempo Integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.

Criado pelo governo federal, o Programa de Fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral tem financiado as escolas que aderiram a esta iniciativa, como os 42 colégios estaduais participantes do programa, que estão sendo beneficiados com recursos para serem investidos em melhoria de suas instalações físicas.

Segundo as diretrizes do Programa Escola Educa Mais, a implantação do modelo de ensino integral na rede pública estadual envolve uma proposta pedagógica diferenciada com foco no projeto de vida do estudante, para formar cidadãos autônomos, competentes e solidários, e ainda um modelo de gestão corresponsável, ofertando formação continuada para as equipes escolares e estudantes, além de investimentos em infraestrutura.

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