Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Obra de ampliação do aeroporto de Aracaju já tem data para iniciar

Graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a Infraero divulgou um documento revelando que as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e de construção do novo terminal de passageiros terão início em junho de 2012
10 de Setembro de 2011 | 14:00

O trabalho do Governo do Estado voltado ao desenvolvimento do turismo em Sergipe ganha força com o cronograma das obras de ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a reforma está cada vez mais próxima de ter início. Prova disso está no documento recém-divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), revelando que as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e de construção do novo terminal de passageiros terão início em junho de 2012.

"Este ofício representa a confirmação de um dos mais importantes investimentos estruturantes para o estado de Sergipe. Ele é fruto de um longo processo de negociação e de uma luta intensa do Governo no sentido de viabilizar a construção de uma nova estação de passageiros, de ampliar a pista do aeroporto e de criar as condições para que, definitivamente, Sergipe se incorpore à malha aeroviária internacional. É uma obra cujos reflexos não serão apenas no turismo, mas em toda a economia sergipana", ressaltou o governador Marcelo Déda.

Ainda de acordo com o governador, o investimento por parte da Infraero será de aproximadamente R$306 milhões, enquanto o Governo do Estado deverá investir quase R$100 milhões de contrapartida, o que inclui a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião e a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, além dos estudos de impactos ambientais.

Para Déda, a melhoria deverá inaugurar uma nova era no turismo sergipano. "Sem dúvida alguma terá um impacto extremamente positivo na nossa economia, que já vem tendo um crescimento de dimensões históricas e, com esse novo aporte de recursos do Governo Federal, vai ter mais um elemento garantidor da sustentabilidade e desse crescimento econômico e social que nosso Estado está vivendo", destacou o governador, que já determinou ao secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, que inicie a elaboração do edital para as obras do anel viário.

"Além de servir ao aeroporto, essa intervenção será de grande impacto no sistema viário da zona de expansão, especialmente na integração do bairro Santa Maria com o conjunto Augusto Franco, e daquela região da Atalaia com o aeroporto", acrescentou Déda.

Outra novidade antecipada pelo governador diz respeito ao atual terminal de passageiros que, após a construção do novo, dará  lugar a um terminal de cargas. "Isso irá criar um novo modal para as exportações sergipanas, abrindo uma nova porta para a inserção da nossa economia no Brasil e no mundo".

Reunião com Dilma

Um momento decisivo durante as etapas que antecederam a execução do projeto de ampliação ocorreu em meados deste ano, quando o governador Marcelo Déda, após audiência com a presidenta Dilma Rousseff, informou os critérios e o cronograma para a reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju.

"A definição desses investimentos foi assumida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff. Nessa reunião, com seu estilo rápido para tomar decisões, ela telefonou na minha presença para o presidente da Infraero, que encontrava-se na reunião do conselho de administração daquela empresa, e pediu que ele voltasse ao Palácio do Planalto e determinasse ao então ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, que presidisse a reunião entre a Infraero e o Governo do Estado de Sergipe", revelou o governador.

Segundo ele, logo em seguida houve uma reunião de trabalho na qual o presidente da Infraero confirmou o investimento e deu o sinal verde para que o Estado também deflagrasse os investimentos que iria realizar. "Nesse sentido, foi que nós incluímos no contrato de empréstimo junto ao BNDES os investimentos no anel viário do aeroporto".

Encontros periódicos

Mensalmente, representantes da Infraero e do Governo do Estado vêm se reunindo para tratar da obra de ampliação do aeroporto de Aracaju. Os encontros tiveram início em 2009, quando foram assinados os dois acordos de cooperação no sentido de ampliar a pista de pouso e decolagem e construir um novo terminal de passageiros.

“Esse novo documento da Infraero significa o planejamento para a execução das obras de ampliação, que informa o orçamento e o cronograma das obras. A partir de agora, o governador Marcelo Déda dará as diretrizes para que possamos fazer a programação das obras que são de nossa responsabilidade. Essas obras envolvem o desmonte do Morro do Avião e a adequação viária das vias públicas.  Daremos mais mobilidade à região, alargando e adequando algumas ruas e avenidas”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.