Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Governo e Incra garantem mais ações no combate à seca em assentamentos

Para as obras de construção das barragens, que deverão ser contratadas até o final deste ano, serão investidos R$ 3,7 milhões
16 de Novembro de 2012 | 08:47

Uma reunião realizada na tarde da última terça-feira (13), na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Aracaju, garantiu a ampliação de uma parceria firmada entre a autarquia federal e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para o combate à seca em assentamentos implantados na região do semiárido sergipano.
 
O encontro, que contou com a participação do superintendente regional do Incra, Leonardo Góes, e do diretor de infraestrutura hídrica e mecanização agrícola da Cohidro, Paulo Henrique Sobral, marcou a entrega de uma lista de áreas de reforma agrária selecionadas e referenciadas pela autarquia para a construção de barragens, destinadas ao abastecimento animal. “A lista entregue à Cohidro inclui assentamentos inseridos em regiões com predomínio da pecuária e de outras atividades relacionadas à criação de animais. São áreas que precisam de intervenções como a construção de barragens para o enfrentamento dos longos períodos de estiagem”, explicou Góes.
 
Para as obras de construção das barragens, que deverão ser contratadas até o final deste ano, serão investidos R$ 3,7 milhões, oriundos dos Recursos do PAC do Ministério da Integração, beneficiando assentamentos instalados em 29 municípios de Sergipe. Em outra etapa do acordo, esta com início imediato, serão reformadas ou ampliadas outras 200 barragens. “Esse trabalho integra um esforço conjunto para preparar os assentamentos para os períodos de estiagem. Com mais estrutura, essas barragens irão garantir o armazenamento de água no período de inverno, contribuindo para a segurança hídrica das famílias”, reforçou o superintendente do Incra.
 
Ações anteriores

Anterior a este acordo para a construção e reforma das barragens, foram estabelecidas pela parceria entre Incra e Cohidro  outras ações já em andamento. Durante o encontro, o diretor de infraestrutura da Cohidro, Paulo Sobral, informou a conclusão da primeira etapa do Plano de Combate à Seca lançado em maio pelo governador Marcelo Déda, onde a Companhia recuperou cerca de 540 barragens espalhadas pelo interior do estado. Deste total, 319 unidades são de assentamentos e receberam melhorias.
 
Paulo Sobral disse ainda que as barragens objetivam amenizar um dos grandes problemas causados pela escassez de água que resulta na perda dos rebanhos dos criadores da região. “Estamos aqui firmando essa parceria e somando esforço para executar a prioridade do Governo do Estado que é de intensificar as ações de combate à seca, a exemplo da criação e recuperação de barragens e a perfuração de poços, para fortalecer a capacidade hídrica nos municípios”, pontuou Sobral.