Hospital de Lagarto já atendeu quase 35 mil usuários só neste ano

O Hospital Regional de Lagarto fortalece o Sistema Único de Saúde ao ofertar serviços principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica
20 de Agosto de 2015 | 02:52

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, vem se constituindo em um importante elo para a rede estadual de urgência e emergência hospitalar de Sergipe. O HRL é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes nos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto). No entanto, diariamente, o hospital presta atendimento a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto destes municípios, quanto também procedentes de outras regiões do estado e de cidades baianas que fazem divisa com Sergipe.

Somente este ano, de janeiro a julho, o HRL já atendeu quase 35 mil cidadãos. Deste total, Lagarto (sede e povoados), com pouco mais de 24.500 usuários assistidos, ou seja, cerca de 70,7% do total, foi o que mais encaminhou pacientes à unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Em seguida, vêm os municípios de Simão Dias e Salgado, também no Centro-sul, com respectivamente 1.135 (3,2%) e 1.050 (3,0%) usuários do SUS atendidos pelo HRL.

Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, o Hospital Regional, desde a sua fundação, tem cumprido o papel para o qual foi concebido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). "O HRL é uma unidade que, desde a sua inauguração, com a oferta de serviços de urgência e emergência, fortaleceu a política de interiorização e regionalização do acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe", ressalta.

Além disso, segundo o superintendente, o Hospital Regional desempenha um papel primordial também no cumprimento dos princípios básicos do SUS, como o da universalidade, assegurando atendimento indistintamente a todos os cidadãos, independente de seus respectivos municípios de origem. ?Tanto assim, que este ano, dos sete municípios que mais demandaram pacientes para o HRL, três são da região Agreste do Estado?, ressalta.

De acordo com balanços de produção da unidade, depois de Lagarto, Simão Dias e Salgado, todos no Centro-Sul de Sergipe, os municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL foram São Domingos (611), Tobias Barreto (443), Itabaiana (354) e Campo do Brito (312). Completam a relação os municípios de Riachão do Dantas, com 262 pacientes assistidos entre janeiro e julho deste ano, Poço Verde (224), Aracaju (209), Estância (147) e Boquim (131).

Bahia

Localizado numa região estratégica do Centro-Sul, o Hospital Regional de Lagarto também garante assistência a centenas de usuários do SUS de vários municípios baianos próximos ou que fazem divisa com Sergipe. De janeiro a julho deste ano, o Paripiranga foi o que mais encaminhou pacientes ao HRL, com um total de 233, seguido de Adustina (77), Fátima (68), Cícero Dantas (55), Itapicuru (54), Heliópolis (35) e Coronel João Sá (27).

Serviços

O HRL oferta serviços de saúde principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica. De janeiro a julho deste ano, a unidade já realizou quase 105 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de pressão arterial, entre outros. No mesmo período, também ofertou mais de 95 mil exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, bem como quase 2.200 internações e realizou quase 700 cirurgias, das quais 550 somente em ortopedia.

Medium 923476ba3aa11b6b0882060d9a55d77c