Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Maternidades são habilitadas como Hospital Amigo da Criança e receberão incentivos

As maternidades Santa Izabel, de Aracaju, e Zacarias Júnior, de Lagarto, foram contempladas com recursos adicionais pelo Ministério da Saúde por terem sido avaliadas e habilitadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança
14 de Dezembro de 2018 | 17:05

As maternidades Santa Izabel, de Aracaju, e Zacarias Júnior, de Lagarto, foram contempladas com recursos adicionais pelo Ministério da Saúde por terem sido avaliadas e habilitadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O título lhes dá  um incentivo financeiro de 17,8% em cima do valor do parto cirúrgico; 8,52% do parto de risco habitual (normal) e 8,52% sobre o valor do atendimento pediátrico em sala de parto.

De acordo com as informações da coordenadora da Rede Materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Helga Muller, o incentivo financeiro reconhece o mérito e esforço muito grande que é empreendido pelas maternidades para adotar as práticas do aleitamento materno e do cuidado com a mulher, preconizadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IAC). “É um desafio muito grande. São muitos profissionais atuando, médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, porteiro, segurança e todos precisam falar a mesma língua para que esta unidade seja habilitada Amigo da Criança”, disse.

Muller explicou que em 2014 as maternidades Santa Izabel e Zacarias Júnior foram reconhecidas pelo processo de avaliação como Hospital Amigo da Criança e desde então continuaram fazendo o trabalho, recebendo os títulos. Em 2016, surgiu a necessidade de uma nova avaliação, uma vez que já estavam incorporados ao título os sete cuidados com a mulher e não mais apenas os 10 passos do aleitamento materno.

“Para nós, representa a constatação de que as práticas de aleitamento materno e do cuidado com a mulher conduzem a um bem esta”, declarou Helga Muller. Já para a coordenadora do posto de coleta de leite humano e de enfermagem da Maternidade Santa Izabel, Maria Auxiliadora Bispo Almeida, o incentivo financeiro traz a possibilidade de se ampliar a quadro de enfermeiros. “com isso, vamos dar uma assistência melhor, colocar profissionais em todos os setores como sala de parto, alojamento e posto de coleta”, adiantou.

A orientadora do banco de leite da Zacarias Júnior, Janeclair de Oliveira Rodrigues, é um orgulho para toda equipe da unidade ter o reconhecimento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. “Com o incentivo financeiro vamos fortalecer as práticas do aleitamento e do cuidado com a mulher”, informou.

  • Medium 94b7b0f4682747d9839193ecc5e0b4fd
Medium 94b7b0f4682747d9839193ecc5e0b4fd