Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Governo do Estado promove data histórica para a Polícia Militar

Pela primeira vez no Brasil, centenas de policiais militares foram promovidos por tempo de serviço, o que só foi possível graças a uma Lei sancionada pelo governador Jackson Barreto
24 de Abril de 2017 | 23:08

O Governo do Estado realizou na noite desta segunda-feira, 24, no ginásio Constâncio Vieira, um evento histórico para a Policia Militar (PMSE). Pela primeira vez, 1.267 agentes, entre praças e oficiais, puderam subir de patente através da Progressão por Tempo de Serviço (PTS), instituída recentemente através da legislação sancionada pelo governador Jackson Barreto e aprovada pela Assembleia Legislativa (Alese).

Devido ao protagonismo do governador para realização do ato histórico de promoção, Jackson foi recepcionado por uma Guarda de Honra formada pelos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), conduzida pelo comandante de Corpo de Alunos, o capitão Jonathas, e pela Banda do 28º Batalhão de Caçadores (28° BC), já que boa parte dos integrantes da Banda da Polícia Militar estava sendo promovida na ocasião. Após passar em revista à tropa formada, ao entrar no ginásio, também foi saudado por uma guarda especial, formada por policiais da Cavalaria vestidos com o uniforme histórico dos Dragões da Independência, honrarias usuais em ocasiões muito especiais, como foi o caso desta noite memorável para a Corporação e para toda a família policial militar. Já no início do evento, como a mais alta autoridade presente, Jackson recebeu as honras militares de todos os PMs e militares de outras instituições presentes.

De acordo Jackson Barreto, esse é um momento ímpar para a PMSE. “Depois de 182 anos, a corporação recebe esse belo presente, que é a PTS. É uma vitória da Polícia Militar, da sociedade sergipana e das famílias dos militares. Hoje evidenciamos um recorde de promoções na história de Sergipe e, guardada as devidas proporções, em nosso país. Isso significa respeito e reconhecimento ao papel exemplar da polícia em todo nosso estado", declarou.

Durante o ato solene, Jackson também afirmou que o papel do estado é de investir primeiramente nas pessoas, pois a qualidade de vida delas é o que há de mais importante em uma sociedade. “Nós governantes não podemos agir como máquinas. Se governa é com o coração e com a consciência. Se governa pensando nos homens, nas mulheres e em suas famílias. Aprendi isso na minha humilde casa do bairro Cirurgia, onde vivi minha vida inteira, e onde pude perceber que investir no ser humano é a chave para o nosso futuro. O Governo do Estado sente imensa alegria por poder resgatar uma parte de tudo aquilo que cada policial semeou ao longo de sua carreira. Aquilo que pudermos fazer, nós faremos. Nunca mediremos esforços para melhorar a PMSE, pois ela é uma peça fundamental para a vida e para o bem estar do nosso amado povo sergipano”, complementou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, disse que o trabalho dos agentes deve continuar a ser evidenciado e reconhecido pelo Estado. “O evento de hoje é um reconhecimento do governo ao belíssimo trabalho que a PMSE vem desenvolvendo em Sergipe. Nada mais justo que proporcionar essa promoção a centenas de agentes de uma só vez. Isso, com certeza, vai ficar na história, pois, para um policial, não há nada melhor que ter seus esforços reconhecidos dentro da instituição”, avaliou.

Para o comandante geral da PMSE, Marcony Cabral, a ação desta noite foi a concretização de um sonho. “Nunca mais haverá a possibilidade de um militar não ter uma expectativa de promoção na carreira. Isso era um anseio que o governador tornou realidade, promovendo uma ação de magnitude nunca antes vista na PMSE. Essas quase 1.300 promoções significam que tínhamos muitos atrasos na progressão das carreiras dos PMs e, de uma só vez, o governo ajustou essas demandas. É como se o governador estivesse nos agradecendo pelo trabalho desempenhado diariamente nas ruas de Sergipe”, afirmou.

Ainda segundo o governador, mesmo com todos as dificuldades, era dever do Estado garantir que esses profissionais fossem contemplados. “A gente sabe que essas promoções vão aumentar a folha [de pagamento], mas não podíamos deixar de promovê-las. O Estado deve muito à nossa Polícia Militar, e esse esforço vale a pena, porque a corporação merece muito pelo respeito que ela representa para o povo sergipano. Como garantir segurança em um momento de tanta dificuldade, de tanta violência, se não tivermos ao nosso lado uma polícia satisfeita, com parte dos seus sonhos realizados? Dificuldades sempre irão existir, mas cabe a nós nunca parar de trabalhar para que consigamos dar a volta por cima”, revelou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reconheceu esse esforço e afirmou que a gestão estadual demonstra, com esse evento, profundo respeito pelos homens e mulheres que fazem parte da PMSE. “Esse é um grande gesto, uma posição que revela compromisso do governador com a Polícia Militar e, acima de tudo, faz justiça com a corporação, garantindo mais qualidade de vida para esses profissionais. Isso é um exemplo, inclusive, para o Brasil, pois essa é a primeira polícia a usar o critério de progressão temporal, o que deve incentivar muito à PMSE a trabalhar cada vez melhor em benefício da nossa população”, observou.

O evento marcou a promoção de 44 oficiais e 1.223 praças da PMSE. Vale frisar que, do montante promovido nesta solenidade, apenas 20 oficiais não estão ascendendo por meio da PTS, sendo elevados por força do sistema tradicional de promoção.

Valorização

A agora cabo Kelly Gardênia Gomes de Souza, afirma que a conquista configura um grande ajuste na carreira de centenas de profissionais. “Depois de todos os atrasos e problemas que encontramos pelo caminho, é gratificante sermos reconhecidos pelo trabalho que realizamos. A ação do Governo foi bastante valorosa a todos os policiais militares, pois ela foi muito importante para essa conquista”.

Realidade que o companheiro de patente Tiago Menezes Rodrigues compartilha e reafirma. “O dia de hoje é uma realização, já que a gente estava esperando isso há muito tempo. Ser promovido a cabo depois de 11 anos de serviço é uma emoção forte. O Governo fez justiça ao contemplar o anseio da corporação, e isso nos deu muita motivação. A diferença será vista nas ruas”, garantiu.

Promovido a primeiro sargento, Sidney de França Santos comemorou ao lado da família. “Para nós, esse dia é motivo de alegria, para festejar, pois ele foi muito aguardado. As promoções estavam paralisadas e, só a partir desse projeto, tivemos a oportunidade de ascender nas graduações através do tempo de serviço. Agradecemos primeiramente a Deus e depois ao governador do Estado pela sensibilidade em compreender a necessidade que os policiais têm de ascender na carreira profissional. Isso nos dá motivação, pois cada um rende melhor sendo reconhecido. Todos os envolvidos estão de parabéns”, agradeceu.

O oficial Emerson Nascimento Souza, que passou de capitão a major, também compartilhou dessa emoção. “É uma alegria imensa para mim e para meus familiares, pois essa é uma promoção bastante esperada. Tenho que agradecer a todos que contribuíram para esse dia, que jamais esquecerei, chegasse. O Governo do Estado teve uma importância muito grande nesse processo, pois foi o esforço do comandante geral, do governador e da SSP que concluíram esse trabalho, depois de muito tempo e esforço aplicados por todas as partes”, reconheceu.

Para o cabo Ednaldo Prata Góis todos merecem o reconhecimento da corporação. “A PMSE está de parabéns e o governo também, pois ambos tiveram participações muito importante na construção desse intenso debate. Não tenho dúvidas que o governo foi essencial para esse dia, a sensibilidade do governador Jackson Barreto fez com que Sergipe fosse pioneiro com um projeto tão grandioso. Portanto hoje é um dia de alegria para todos nós, para a polícia, paro o governo e para a sociedade sergipana, que terá policiais mais empenhados em promover a segurança, que é o que mais importa”, afirmou.

Melhorias

Em dezembro de 2016, Jackson também sancionou a Lei de Subsídios aos Militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A ação foi possível, pois em 29 de setembro, o governador assinou Mensagens e Projetos de Lei sobre progressão automática na carreira e subsídios, a fim de consolidar direitos adquiridos pelos agentes.

A Gratificação de Atividade em Eventos (Grae) foi transformada em Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade Extraordinária (Retae) em 2017, permitindo que cabos e soldados recebam valor duas vezes e meia maior que o anterior. Passa a haver auxílio uniforme anual no valor de R$ 1.700, que beneficiará todos os oficiais e praças da PMSE/BMSE. Com as medidas, o policial militar passar a ter subsídio como forma de remuneração, desaparecendo a possibilidade de perdas na sua aposentadoria de algum recurso.

Presenças

Também estiveram presentes durante a solenidade os secretários de Estado da Comunicação Social, Sales Neto; de Governo, Benedito Figueiredo; da Justiça e da Defesa ao Consumidor, Cristiano Barreto; da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos, José Sobral; o vice-presidente da Alese, Garibalde Mendonça, e os deputados estaduais capitão Samuel e Venâncio Fonseca; o prefeito de Moita Bonita, Marcos Costa; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Joselito Vitale e o superintendente do escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva.

  • Medium b9336976c9340efdba8ecad6c43839f5
  • Medium ba298968933ee5a12cf62244e0ebe22c
  • Medium e8fb4143b709709b27456f00fc21f2ac
  • Medium 2cb2b9bd94e834e4a797dc935f26e9b4
  • Medium b0f2aea8b34653b95a68900c1d424f58
  • Medium 199ded00eee4236c169527a4fa50db96
  • Medium d2d4826824facb55d651f87cd64f0a1d
  • Medium 192fad09b0363302553a4ddfeb8a88b2
  • Medium daacf2b8baa18ba71015822816b79bf3
  • Medium ed9ec6058d90b27dc5c5907caab60c7d
  • Medium 245ce0ab7eb8f5bbb5d224794d814d87
  • Medium 7ef949450829bf1575f700954e49601c
  • Medium f25f701e6dec98b26301b0ee981c54a6
  • Medium bb858c05584d916f8245cfb5d45df8f2
  • Medium 3b793b1e7ae43c4bb4797fe4f996c4ba
  • Medium d405ce612d5d128479d8b00b44654c26
  • Medium ac89464b9fb9765200e728fe26688043
  • Medium 53a59b407e7ef41fcff480015639c23c
  • Medium edfe359adaf6a69b9ca6094d9d29798c
  • Medium 254a1a45bd14533e852123bfad9b93bf
  • Medium 58ccb1010694ce36a04576508665bf45
  • Medium 54ac671bd2f4bd99c5241c7ac7da6cf1
  • Medium 528b1935988c7ab10ca1ae537ad9e268
  • Medium d047c400873739c2c99d47dd7fb5031f
  • Medium 4ed73a9fe858f01af6c026322484eef4
  • Medium 1cc917e229c651b7cb36f7b2c6c6d9ba
  • Medium bc74bed18eb6570819682a7372b94b3d
  • Medium 6df96ba71d238e7d875fd4a8628305ed
  • Medium 285f4d4c0b4256e9e2a49e31d4e1b9a1
  • Medium 1eb61cd4f38ec90f13cb5de4d2d16836
  • Medium 79afe16b02f0e7c40aa2f373612ca351
  • Medium b7c4aeba6917173e8a5e814aad53e3cc
  • Medium 6790f8acfe305fb8561ccc33311459b0
  • Medium 745018b039d27ae998882392a4c30d44
  • Medium 34423ad702a53194d53f58afaec9f552
  • Medium 092536adb20614e3ebcc64c1c6544ab7
  • Medium e1abb935c0a94349cc851487588d5f62
  • Medium 9e7231df2fa2f5abdb1c98b15e404f31
  • Medium 355ac09d0e65b5109d32147f1ccc997f
  • Medium 2f1285bf6628b015a5d28fc81b40f586
  • Medium 2917a670f7a784e863093840933928df
  • Medium d8ffda8b4bfeb117ebb3a85732687590
  • Medium a24901f8b435a9c30464928ddaca32c5
  • Medium 65cc8c312dd59daf8313044633f80114
  • Medium 5848bedcedd335da50764adacc57cd0c
  • Medium f861f8c6f4116cc6ec99104ced1be37a
  • Medium 38ed7fcef747189734131f990d63bda6
  • Medium 7d68af5c90a8eba3fac540652610c0f3
  • Medium 2c724e5e2b39ff51ca5bec8a9daeb1d5
  • Medium 76221a1f985bb13ea4bcdebb64ea81b4
  • Medium ce2ec1b439de16edca53caac81cd0558
  • Medium fec2daf5c799e72cd97d2b10caee613a
  • Medium f80a881781aaea3267d2749b7899cfba
  • Medium 08955074de3fc3653079d38e70b1c121
  • Medium e59ffb2c9232dedc9b59ad10e30865d5
  • Medium 23dda18f75b17da69f8d7ceabd15a913
  • Medium 2a84ae65c78f3d2786c6ade973a0d145
Medium b9336976c9340efdba8ecad6c43839f5Medium ba298968933ee5a12cf62244e0ebe22cMedium e8fb4143b709709b27456f00fc21f2acMedium 2cb2b9bd94e834e4a797dc935f26e9b4Medium b0f2aea8b34653b95a68900c1d424f58Medium 199ded00eee4236c169527a4fa50db96Medium d2d4826824facb55d651f87cd64f0a1dMedium 192fad09b0363302553a4ddfeb8a88b2Medium daacf2b8baa18ba71015822816b79bf3Medium ed9ec6058d90b27dc5c5907caab60c7dMedium 245ce0ab7eb8f5bbb5d224794d814d87Medium 7ef949450829bf1575f700954e49601cMedium f25f701e6dec98b26301b0ee981c54a6Medium bb858c05584d916f8245cfb5d45df8f2Medium 3b793b1e7ae43c4bb4797fe4f996c4baMedium d405ce612d5d128479d8b00b44654c26Medium ac89464b9fb9765200e728fe26688043Medium 53a59b407e7ef41fcff480015639c23cMedium edfe359adaf6a69b9ca6094d9d29798cMedium 254a1a45bd14533e852123bfad9b93bfMedium 58ccb1010694ce36a04576508665bf45Medium 54ac671bd2f4bd99c5241c7ac7da6cf1Medium 528b1935988c7ab10ca1ae537ad9e268Medium d047c400873739c2c99d47dd7fb5031fMedium 4ed73a9fe858f01af6c026322484eef4Medium 1cc917e229c651b7cb36f7b2c6c6d9baMedium bc74bed18eb6570819682a7372b94b3dMedium 6df96ba71d238e7d875fd4a8628305edMedium 285f4d4c0b4256e9e2a49e31d4e1b9a1Medium 1eb61cd4f38ec90f13cb5de4d2d16836Medium 79afe16b02f0e7c40aa2f373612ca351Medium b7c4aeba6917173e8a5e814aad53e3ccMedium 6790f8acfe305fb8561ccc33311459b0Medium 745018b039d27ae998882392a4c30d44Medium 34423ad702a53194d53f58afaec9f552Medium 092536adb20614e3ebcc64c1c6544ab7Medium e1abb935c0a94349cc851487588d5f62Medium 9e7231df2fa2f5abdb1c98b15e404f31Medium 355ac09d0e65b5109d32147f1ccc997fMedium 2f1285bf6628b015a5d28fc81b40f586Medium 2917a670f7a784e863093840933928dfMedium d8ffda8b4bfeb117ebb3a85732687590Medium a24901f8b435a9c30464928ddaca32c5Medium 65cc8c312dd59daf8313044633f80114Medium 5848bedcedd335da50764adacc57cd0cMedium f861f8c6f4116cc6ec99104ced1be37aMedium 38ed7fcef747189734131f990d63bda6Medium 7d68af5c90a8eba3fac540652610c0f3Medium 2c724e5e2b39ff51ca5bec8a9daeb1d5Medium 76221a1f985bb13ea4bcdebb64ea81b4Medium ce2ec1b439de16edca53caac81cd0558Medium fec2daf5c799e72cd97d2b10caee613aMedium f80a881781aaea3267d2749b7899cfbaMedium 08955074de3fc3653079d38e70b1c121Medium e59ffb2c9232dedc9b59ad10e30865d5Medium 23dda18f75b17da69f8d7ceabd15a913Medium 2a84ae65c78f3d2786c6ade973a0d145