Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Instituições são convidadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007

Por Valéria Bezerra Algumas instituições de ensino começaram a ser convidadas para participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007. O convite foi feito pelo coordenador executivo da Semana Nacional de Ciência eTecnologia, do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência de Tecnologia (DEPDI/SECIS/MCT), Ildeu de Castro Moreira. Este ano, o evento acontece no mês de outubro.
25 de Janeiro de 2007 | 08:41

Foto: Divulgação

 

Por Valéria Bezerra

Algumas instituições de ensino começaram a ser convidadas para participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007. O convite foi feito pelo coordenador executivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência de Tecnologia (DEPDI/SECIS/MCT), Ildeu de Castro Moreira.

Este ano, o evento acontece no mês de outubro.Após consulta a entidades científicas e tecnológicas e às coordenações estaduais da SNCT, o Ministério definiu o período de 01 a 07 de outubro de 2007 para a realização do evento em 2007.

Em função da importância das questões globais do nosso planeta (vida no planeta, sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas da Terra, mudanças climáticas, poluição atmosférica, etc) foi escolhido "Terra" como lema para a Semana de 2007. Esta escolha levou em conta também a convocação internacional, feita pela ONU, para que a questão global da Terra seja considerada como tema prioritário para os próximos anos. O Ano Internacional do Planeta Terra teve sua Proclamação declarada pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas em dezembro de 2005, com o apoio de 191 países e está sendo comemorado desde o início de janeiro, com término em dezembro de 2009, e ênfase no ano de 2008 (www.yearofplaneteearth.org).

Em 2007 estaremos comemorando também o Ano Polar Internacional e os 50 anos da Era Espacial.

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao lema escolhido, abarcando todos os outros, mas que se dá uma ênfase especial para a realização de atividades integradas em todo o país em torno do tema proposto.Portanto, todas as instituições de pesquisa e ensino, universidades, Cefets, escolas de todos os níveis, meios de comunicação, secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia e de educação, museus e centros de ciência, entidades científicas e tecnológicas, ONGs, empresas, cientistas, professores, estudantes, comunicadores da ciência e a todos os interessados a colocarem esta data em suas agendas, a divulgarem o evento e a iniciarem o processo de preparação da Semana Nacional de Ciência eTecnologia de 2007.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é organizada em Sergipe pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Fapitec/Se.